quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Introdução

Pelas experiências que já vivenciei dentro da sala de aula, percebi que o conceito de Educação deve ser levado em conta ao pé da letra pelos professores que desejam realizar um bom trabalho nesta área. Educação é propiciar momentos de aprendizagens de uma forma lúdica, prazerosa e integrada para as crianças. Educar é contribuir não só para o desenvolvimento da criança, mas também contribuir para a boa convivência em sociedade. O trabalho educativo deve ser prazeroso tanto para o educador quanto para o eduacando. Sendo desta maneira, as potencialidades serão melhor desenvolvidas e aproveitadas de uma forma feliz e saudável. Para tanto também não posso deixar de citar que o ato de educar e o de cuidar não poder acontecer separadamente. É preciso que na educação e no cuidado haja muito amor e compreensão, conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: “Para cuidar é preciso antes de tudo estar comprometido com o outro, com sua singularidade, ser solidário com suas necessidades, confiando em suas capacidades. Disso depende a construção de um vínculo entre quem cuida e quem é cuidado.”
Conforme o Referencial Curricular Nacional, quem cuida, atualmente o professor de Educação Infantil, deve ser suficientemente capacitado e ter formação para trabalhar nesta área. Porém, muito estudos têm mostrado que muitos profissionais não têm formação adequada, são mal remunerados e trabalham precariamente. Esta realidade nacional foi acompanhada em forma de debates de diversas experiências. A função dos profissionais desta área está sofrendo reformulações ao passar dos anos. A partir disso, indica-se uma necessidade de uma formação mais abrangente e que ainda possibilite a formação continuada desse profissional.
Um profissional de Educação Infantil deve trabalhar e abranger diversas áreas do conhecimento. Esse perfil de professor também deve refletir sobre suas práticas diárias e buscar informações sobre o trabalho que está desenvolvendo. Sendo assim, são de fundamental importância: uma reflexão, o registro, planejamento e a avaliação.
Como já foi citado a cima, é de fundamental importância que o professor atinja várias áreas do conhecimento e desenvolva seu plano de aula a partir de diferentes recursos, não somente livros. Um exemplo de recurso diferenciado é a informática. Através de um jogo, por exemplo, é possível desenvolver diversas áreas da educação, e além de tudo, é uma área que as crianças demonstram muito interesse quando é bem planejada e faz-se bom uso deste recurso.

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